Durante o ano de 2016, a rede de Educação Adventista desenvolverá o Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual – o PMDE – uma ferramenta que auxilia alunos, famílias e servidores da escola a relacionar-se melhor com Deus.

O PMDE trabalha anualmente 4 valores pré-estabelecidos com base em princípios de vida necessários a todos. Para 2016 esses valores serão: Confiança, Respeito, Compromisso e Esperança. Em todas as disciplinas, bem como nos eventos e campanhas da escola esses valores serão enfatizados e trabalhados.

No primeiro bimestre já estamos estudando sobre a confiança. Destacando a necessidade de confiar nas pessoas certas e, principalmente, em Deus tivemos a primeira capela, onde cada aluno foi levado a refletir em suas relações de confiança e desafiado a fazer de Deus o Amigo mais seguro, pra quem podemos contar nossos segredos, medos e sonhos. De maneira lúdica, cada aluno pôde depositar um segredo num baú acorrentado e que jamais será aberto, representando a segurança que temos em Deus.
Continuando a falar sobre a fragilidade das relações de confiança e a necessidade de conservá-las, o segundo tema do bimestre tratou da mentira – esse mal tão comum em nossa vida que destrói relacionamentos e nos impede de confiar em outros. Para esse momento, os alunos experimentaram um “detector de mentiras”, que os lembrou de que devem ser verdadeiros apesar de não estarmos sendo o tempo todo avaliados.
O maior objetivo do PMDE em 2016 é apresentar a Bíblia não apenas como um livro sagrado, mas também, como uma ferramenta de relacionamento em todos os níveis. Assim, a cada tema que é apresentado, o aluno é desafiado a conhecer Jesus – o amigo mais seguro e a Verdade em pessoa – de maneira mais profunda e pessoal. Esperamos que durante esse ano os valores apresentados despertem em cada aluno o desejo de desenvolvimento pleno.