A semana santa é uma das datas mais importantes do mundo cristão, visto que celebra a morte e ressurreição de Jesus. A Páscoa – importante festa hebraica – ganha um novo sentido à luz do sacrifício de Jesus, que se entrega morrendo para que tenhamos vida.
Mas com o passar dos anos, o significado dessa celebração tem se perdido. Para lembrar do real sentido da Páscoa – a libertação do pecado por meio de Jesus – a rede adventista prepara e apresenta todos os anos uma semana de oração especial, apresentando de maneiras diferentes e adaptadas a cada faixa etária a importância da morte e ressurreição de Cristo.
Esse ano, durante os dias 21 a 24 de março, paramos nossas atividades por alguns instantes para falar sobre isso.
Desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até nossos alunos dos cursos de auxiliar e técnico em enfermagem, todos tiveram um momento de reflexão sobre a morte de Jesus.
A educação infantil e fundamental 1 receberam o Capitão Confiança, com histórias sobre a primeira Páscoa hebraica e a primeira Páscoa cristã, sendo lembrados de que Páscoa não é chocolate, mas um lembrete do que Jesus fez por nós.
Os alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio aprenderam um pouco mais sobre o grande conflito – sua origem, desenrolar, papel da morte de Jesus e como terminará – através de uma discussão sobre o recente embate nos cinemas: Batman v Superman. O que inicialmente parecia apenas uma análise do filme, terminou com um momento de decisão a posicionar-se de um dos lados no conflito real, que custou a morte de Jesus.
Pela primeira vez nossos alunos dos cursos de auxiliar e técnico em enfermagem também participaram desse momento especial. A cada noite ouviram sobre as últimas palavras de Jesus na cruz e como elas ainda ecoam em nossas vidas hoje. Meditando nos momentos finais da vida de Cristo, foram desafiados a conhece-lO melhor e encontrar na ressurreição dEle esperança e conforto para os desafios da vida.

Pr. Ítalo Sousa