Recebemos no Colégio Adventista da Liberdade o Sr. Thomas Veneitianer, sobrevivente do Holocausto.
Sua palestra se ateve no seu testemunho e experiência vivida durante a Segunda guerra mundial, quando ainda criança foi enviado juntamente com sua família para um campo de concentração, no qual foi separado de seu pai e vivenciou os horrores da guerra.
Os alunos ficaram impressionados com sua história, ele contou os inúmeros milagres que Deus fez em sua vida durante a guerra.
Como sobrevivente leva sua história para que as pessoas conheçam e jamais esqueçam o que um governo totalitário pode causar em uma sociedade, além de mostrar as pessoas que não devem esquecer desse período triste da história da humanidade.
Uma de suas falas mais marcantes durante sua palestra foi que se nos esquecermos estaremos matando os judeus novamente e para que isso não aconteça ele e mais um grupo de sobreviventes estão dispostos a contar suas histórias até o último dia de suas vidas.
Nos bastidores da palestra o Sr. Thomas confidenciou ao professor Marciel (disciplina de História) responsável por trazê-lo ao colégio, que as tropas aliadas sabiam das atrocidades cometidas pelos nazistas mais nada fizeram.
Suas lembranças jamais serão apagadas e sua experiência serviu de apoio para os alunos abrirem os olhos principalmente para o cenário político brasileiro que atravessa uma grave crise ética e moral, o Sr. Thomas alertou os jovens para o perigo de não serem conscientes na hora de uma eleição, pois em suas palavras, as loucuras cometidas por Hitler foram fortemente apoiadas pela sociedade por não terem o conhecimento e o senso crítico como deveriam ter.